Em DestaqueGadgets

Playdate: Uma consola com jogos nunca antes jogados [com vídeo]

Uma aparência que lembra o Game Boy, mas é muito mais que uma simples consola devido ao seu sistema de oferta de jogos.

Quase todos se lembram dos Game Boy da Nintendo, uma consola portátil que fez furor durante vários anos e que acompanhou diferentes gerações. Com um aspeto que relembra essa mítica consola, trazemos o Playdate, também ele uma consola portátil mas que inova tanto nos seus jogos, como na sua jogabilidade.

PUB
GoRide.pt

Mais que uma consola, este equipamento é também um sistema que te ‘oferece’ diferentes jogos exclusivos e que te desafiam de diferentes formas. Existem temporadas que duram 12 semanas e nas quais vais recebendo novos jogos. No início recebes logo dois, mas a cada semana vais acrescentando dois novos ao catálogo, podendo assim experimentar diferentes jogos todas as semanas.

Em relação à consola em si, esta com uma aparência semelhante a um Game Boy. Conta com um ecrã preto e branco, que a marca afirma ser especial, e que em vez de ser retro iluminado é bastante reflexivo. No interior tem ainda um pequeno processador, Wi-Fi e a marca informa que contará ainda com suporte Bluetooth.

Todo o design foi pensado pela Teenage Engineering que criou a forma desta consola colorida e compacta, que caberá no teu bolso, segundo a marca. Em termos de botões não varia muito de outras consolas a que estamos habituados, tendo um botão em forma de cruz para os movimentos e dois botões de ação (A e B).

O pormenor (mais) gadget?

Mas os controlos não se ficam por aqui, sendo que logo no início referimos que a jogabilidade também era diferente. Pois bem, isto deve-se à manivela presente na parte lateral. Nada mais é que um controlo analógico que permitirá mover nos diferentes jogos, bastando rodar com a precisão certa. Não é obrigatório o seu uso em todos os jogos, mas em alguns vais precisar desta ajuda.

 

Se todo o sistema de jogos já é interessante por não sabermos que jogo calhará e podermos descobrir constantemente novos jogos, o que dizer do sistema de criação que a marca nos oferece. Vamos poder também nós criar jogos para o Playdate, pois a marca fornece o software necessário para tal.

Em relação à bateria, esta consola tem uma autonomia de até oito horas quando está em atividade e de 14 horas em stand by, isto porque não tem nenhum botão para desligar. Sempre que parares de jogar o seu ecrã mostrará um relógio. Conta com 16 MB de RAM e tem dimensões de 76 x 74 x 9 mm.

 

Este é um equipamento que está ainda em pré-venda, sendo que recebes os jogos de oferta e um cabo USB-C para USB-A amarelo. Mas podes também reservar já uma capa magnética para a Playdate, e também ‘deitar um olho’ à dock que a marca irá lançar. Com ela transformas num equipamento quadrado, com Bluetooth estéreo e um suporte para a caneta.

Preço:

  • Playdate: desde 165 euros

Site oficial:

Redação

Toda a Redação GoGadget faz por atualizar este site com as novidades mais recentes na área dos gadgets e tecnologia. Sempre às tuas ordens!
Botão Voltar ao Topo