AndroidEm DestaqueGadgetsMobile

Huawei P50 Pro e P50 Pocket: nova era da fotografia móvel e “o” dobrável?

Novos smartphones da marca em pré-venda até 9 de fevereiro e com ofertas "sonoras"...

É indiscutível que os smarphones da P Series da Huawei ajudaram a definir a história recente das funcionalidades de captação e fotos no mundo mobile. Com o objetivo de dar continuidade a esse legado, a marca apresentou hoje os novos Huawei P50 Pro e P50 Pocket, dois terminais já antes lançados na China e noutros países e que somente agora chegam a Portugal.

Curiosamente (ou não), estes novos modelos da marca continuam a deixar de parte o suporte para redes 5G. E os serviços Google também não estão incluídos, como sabemos, apesar de a plataforma Huawei Mobile Services estar mais desenvolvida que nunca, apresentando o maior número de apps próprias de sempre.

Huawei P50 Pro

Tanto tempo depois da chegada do topo de gama P40 Pro+, em 2020, eis que o P50 Pro é o novo flagship da marca chinesa. Falemos um pouco dele antes de falarmos do P50 Pocket, que é assim o mais recente dobrável deste fabricantes.

Pelo que tivemos oportunidade de ver ao vivo no evento de hands-on presencial organizado hoje pela Huawei, continua a existir nestes terminais uma forte aposta em duas “frentes”: no design, com apontamentos e acabamentos que enchem o olho, e no sistema fotográfico, claro, sendo que na parte de trás do P50 Pro existem dois módulos para as lentes, um por cima do outro.

Na captação de vídeo (4k a 60 fps) e fotos, é todo um conjunto de nomenclaturas que dão nome à câmara: Ethos True to Life, Dual Matrix, processamento XD Fusion Pro, sistema XD Optics… Na prática, a câmaras traseiras conta com uma lente principal de 50 MP (f/1,8), uma monocromática de 40 MP, uma wide de 13 MP e uma teleobjetiva de 64 MP. A câmara frontal tem 13 MP (f/2,4).

Quanto ao ecrã: 6,6 polegadas, resolução 2.700 x 1.228, taxa de atualização de até 120 Hz e uma taxa de amostragem tátil de 300 Hz. Mais? Muita coisa, tendo em conta que é o smartphone mais avançado da marca: certificação IP68, colunas stereo duplas, CPU Snapdragon 888 4G (não é 5G!), 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento e bateria de 4.100 mAh (com carregamento de 66 W com fios e de 50 W sem fios).

Huawei P50 Pocket

Um portento de design e engenharia entre os smartphones… É certo que podemos dizer isto de muitos outros terminais, mesmo de outras marcas, dobráveis ou não. Mas este modelo com ecrã que dobra é efetivamente muito bem concebido a todos os níveis pela Huawei, pelo que vimos e tocámos. O que mais nos chama a atenção no design? O facto de ser bastante slim quando aberto: apenas 7,2 mm.

Aliás, as dimensões, para quem está curioso demais, são de 170 x 75,5 x 7,2 mm quando aberto e de 87,3 x 75,5 x 15,2 quando fechado. Pesa 190 gramas. Ou seja, fazendo as contas percebemos que também não é muito volumoso, isto tendo em conta o facto de ser um dobrável.

O pormenor (mais) gadget?

Inevitavelmente, o sistema de ecrã dobrável do novo P50 Pocket, que experimentámos no evento de apresentação. É bom perceber que a “dobra” central no ecrã está menos visível e “profunda”, mas em destaque está o pequeno ecrã exterior, circular e inteligente que está na superfície traseira do temrinal. É tátil e permite controlar/ver notificações, a agenda, o calendário e o tempo, por exemplo. Podemos também usá-lo para controlar o Spotify e captar selfies, entre muitas outras opções. Muito techie!

Também neste modelo o módulo do sistema de câmaras principal é circular, estando na parte de cima da superfície posterior, naturalmente. Lente principal de 40 MP, grande-angular de 13 MP e Ultra Spectrum de 32 MP. Câmara frontal de 10 MP.

Podes ver todas as características deste e do P50 Pro no site oficial da marca, naturalmente, mas aqui deixamos um resumo do principal dentro deste modelo estiloso: ecrã OLED de 6,9 polegadas (quando aberto), refresh a 120 Hz, CPU Snapdragon 888 4G, 8 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento e bateria de 4.000 mAh com carregamento de 40 W (com fios, porque a carga wireless ficou de parte).

Por fim, os preços e as ofertas na pré-venda. Ambos os terminais podem ser desde já reservados, mas chegam apenas a 10 de Fevereiro. O Huawei P50 Pro custa 1.249 euros e tem como oferta de pré-venda os auscultadores Huawei Freebuds Studio. Já o Huawei P50 Pocket, que existe em Portugal apenas em dourado, custa 1.699 euros e na pré-venda oferece os auriculares Huawei Freebuds Lipstick.

Preços:

  • Huawei P50 Pocket: 1.699 euros
  • Huawei P50 Pro: 1.249 euros

Site oficial:

Jorge D. Lopes

Viciado em auscultadores Bluetooth e noutros (muitos!) gadgets de uso corrente no dia a dia!

Também vais gostar de...

Botão Voltar ao Topo