Em DestaqueGadget Check

Gadget Check: auscultadores true wireless LG Tone Free FP9 [com vídeo]

Tecnologia de som Meridian e uma caixa de carga que é também um dongle Bluetooth. Muito útil!

Por altura do lançamento, mostrámos por aqui estes novos auscultadores true wireless LG Tone Free FP9. Agora, num artigo um pouco mais detalhado, destacamos algumas das funcionalidades que este modelo vem acrescentar não só ao catálogo do género da marca como também ao segmento em geral.

E falamos de um “argumento” em particular: a caixa de carga destes auriculares conta com o sistema Plug & Wireless, e isto significa que vais poder ligar estes LG a dispositivos que não tenham ligação Bluetooth. A TV de num avião, por exemplo. Basta virar um pequeno switch na caixa para que esta funcione como dongle sem fios, ao ter ligado o cabo USB-C/3,5 mm fornecido. Muito útil!

Está presente a já conhecida parceria entre a LG e a Meridian na afinação do som, e um dos resultados deste trabalho de equipa é a tecnologia Headphone Spatial Processing (HSP) da Meridian, que simula a criação de um sistema de som completo, “entregando uma nitidez e uma multidimensionalidade maior”, diz a marca, dando uma sensação de som a 360 graus.

 

Fisicamente, há novidades. O diafragma do controlador, por exemplo, passou a contar com uma área efetiva melhorada em cerca de 75,5%, isto quando comparada com o modelo anterior. Este driver é maior e “mais avançado”, trabalhando em conjunto com a tecnologia Flex Action Bass para promover graves mais poderosos, isto “sem nunca comprometer a nitidez e a definição”, explica a LG.

Outra tecnologia que chama à atenção é o 3D Sound Stage. Este sistema cria um upmixing espacial ao expandir o campo de som e dá uma experiência de som mais realista, segundo a marca. Podes utilizá-la quer a ver conteúdos em vídeo ou a jogar, sendo que a app LG Tone Free ajuda no ajuste e configuração dos modos de funcionamento.

O pormenor (mais) gadget?

O estojo de carga destes FP9 não se limita à recarga da bateria. A funcionalidade Plug & Wireless permite ligar os auriculares a dispositivos que não tenham Bluetooth. Basicamente a caixa funciona como um dongle sem fios e dispensa assim a ligação Bluetooth: basta que ligues o cabo fornecido (USB-C/3,5mm) ao estojo e ao dispositivo de origem do som e estabeleças a ligação usando o botão na lateral da caixa.

2021 New TONE Free FP9 | Plug Into Wireless Freedom

Um sistema de cancelamento ativio de ruído ambiente também não poderia faltar, prometendo um bloqueio dos sons externos ao gerar uma quantidade similar de antiruído. O controlador melhorado, ja referido atrás, é fundamental para que este sistema funcione, ao detetar de forma eficaz o ruído e cancelando-o, em teoria.

Esta redução do ruído é percetível também durante as chamadas, mas desta vez através dos três microfones (microfone externo, interno e para recolha de voz) que estão presentes para redizirem os níveis de ruído e captar a voz de forma ajustada.

Mas se podes cancelar o ruído, podes também “misturá-lo” com a tua música através do Modo de Som Ambiente. Com um simples pressionar nos comandos táteis dos auscultadores (personalizáveis através da app móvel) podes alternar entre modos e ativar este em particular. Ficarás assim atento ao que te rodeia sem deixares de ouvir música. Também podes ativar o Modo de Conversação para conversas com outras pessoas por perto sem teres de tirar os auriculares.

Já referimos vários modos deste modelo e a verdade é que todos eles poderão ser configurados e ativados através da app LG Tone Free instalada no smartphone, como já referimos. Nesta poderás ativar o som surround, ajustar a intensidade, controlar o equalizador, configurar atalhos, atualizar o software, encontrar os auriculares… Muitas e boas funcionalidades!

No dia a dia…

Um dia em viagem. Sais de casa e vais apanhar o metro para ir para o aeroporto: a beneficias da tecnologia de cancelamento de ruído ativo, para seres apenas tu e a tua música…

Já no avião, além do cancelamento do ruído, podes recorrer à tecnologia Plug & Wireless para ligares estes phones à TV no banco à tua frente, e mesmo que ela não conte com ligação Bluetooth.

Quando chegares ao destino, já ao final do dia, só terás de ligar a caixa de carga à ficha USB para que esta desinfete os auriculares (através da funcionalidade à base luzes ultravioleta no interior…) e, se necessário, recarregar ambas as unidades. Se a bateria estiver a escassear, claro…

2021 New TONE Free FP Series | Like New Everyday with UVnano

É isso mesmo: estes LG Tone FP9, tal como outros modelos no catálogo da LG, contam com um sistema de desinfeção dos auscultadores através da caixa de carga. Segundo a marca, os auriculares podem alojar 119,186 unidades formadoras de colónias, levando à possibilidade de infeções.

Por isso mesmo é que a caixa conta com osistema UVnano, que a LG diz ser capaz de eliminar até 99,9% das bactérias eventualmente presentes nas pontas de silicone dos phones. Este sistema é ativado apenas quando a caixa está ligada à corrente (por USB-C ao portátil, por exeplo), prometendo um processo de “limpeza” de apenas cinco minutos.

E esta higiene vai ainda mais longe, pois cada auricular conta com terminais feitos a partir de silicone hipoalergénico, que, além de darem mais conforto, asseguram um maior cuidado com a higiene e saúde. Estes adaptadores estão disponíveis em três tamanhos, como é nornal, e combinam com o design ergonómico destes LG.

Por fim, a autonomia. Os LG Tone Free FP9 contam com uma autonomia total anunciada de até 24 horas, dividida em dez horas nos auriculares e outras 14 na caixa de carga. Além disso, ao suportar carregamento rápido, diz a marca que com apenas cinco minutos de carregamento conseguirás ter até uma hora de autonomia.

Resta também referir que os poderás utilizar sob chuva ou durante a prática de exercício físico, pois contam com uma classificação IPX4 que lhes oferece resistência à água e ao suor, segundo informa a marca.

Lista de especificações:

  • Dimensões dos auriculares: 21,2 x 28,3 x 23,2 mm
  • Dimensões da caixa de carregamento: 54,5 x 54,5 x 30 mm
  • Peso dos auriculares: 5,2 gramas
  • Peso da caixa de carregamento: 36,7 gramas
  • Bluetooth 5.2
  • 3 microfones
  • Autonomia total: até 24 horas
  • Tempo de carregamento da caixa: 2 horas
  • SBC e AAC
  • Multi Pairing e Swift Pair
  • Resistência IPX4

Preço:

  • LG Tone Free FP9: desde 99,99 euros

Site oficial:

Redação

Toda a Redação GoGadget faz por atualizar este site com as novidades mais recentes na área dos gadgets e tecnologia. Sempre às tuas ordens!

Também vais gostar de...

Botão Voltar ao Topo